![]() |
Foto: SBT Divulgação |
O retorno da novela "A Usurpadora" ao SBT, em sua oitava exibição no Brasil, marca mais um capítulo na história de sucesso dessa trama mexicana que conquistou o público brasileiro desde sua estreia em 1999. Lançada originalmente em 1998 pela Televisa, a novela protagonizada por Gabriela Spanic voltou às tardes do SBT em 17 de março, às 14h30, substituindo "Meu Caminho é Te Amar". A decisão de reprisar o clássico veio como uma estratégia para reverter a crise de audiência na faixa vespertina, que vinha registrando números abaixo do esperado. Apesar de estar há poucos dias no ar, a trama já vem reagindo e despertando o interesse dos telespectadores.
Os primeiros sinais do impacto positivo da reprise foram sentidos logo na estreia. Apesar de um início tímido, com 2,7 pontos de média na Grande São Paulo e alcançando 4,7 milhões de pessoas no Painel Nacional de Televisão (PNT), a novela começou a ganhar força nas semanas seguintes. Em 19 de março, o SBT já celebrava um crescimento de 19% na audiência da faixa horária em São Paulo, com destaque para o público jovem entre 18 e 49 anos.
O ápice até aqui veio em 1º de abril de 2025, quando "A Usurpadora" bateu recorde de audiência na atual reprise, registrando picos de 4,4 pontos e uma média de 3,7 pontos na pesquisa minuto a minuto em São Paulo, segundo o site Teleguiado. Esses números, embora ainda distantes da liderança da Globo (10,4 pontos) e da vice-liderança da Record (6,4 pontos), posicionaram a novela como a terceira maior audiência do SBT no dia. A emissora, percebendo o potencial da trama, ajustou sua estratégia e vem aumentando a duração dos capítulos que fazem "dobradinha" com o programa Fofocalizando.
A ascensão de "A Usurpadora" reflete não apenas o apelo nostálgico da história de Paola e Paulina, mas também a necessidade do SBT de valorizar os produtos mexicanos. Comparada às exibições anteriores, como os 19,22 pontos de média em 1999 e os 5,27 pontos em 2016/17, a reprise de 2025 ainda não alcançou os picos históricos, mas já supera os índices recentes da faixa vespertina, que mal passavam dos 2,5 pontos com "Meu Caminho é Te Amar".
Com o decorrer dos capítulos, a expectativa é que a novela continue crescendo, solidificando sua posição como uma "carta na manga" do SBT para recuperar o prestígio e a audiência nas tardes do SBT.
0 Comentários